Variedade de trabalhos em feira de ciências no Colégio Antônio Peixoto surpreende

Foram mais de 100 apresentações dos mais variados temas da área científica e cultural que mostraram o domínio dos estudantes nos temas escolhidos

Durante a fase escolar, seja no ensino fundamental ou médio, as crianças e adolescentes estão em pleno desenvolvimento de suas funções intelectuais e de sua criatividade. Estimular a curiosidade, a capacidade de resolver problemas e o raciocínio lógico neste período é fundamental para formar profissionais de sucesso e cidadãos plenamente capacitados para a vida em sociedade. É pensando nisso, que o Colégio Antônio Peixoto, em Florianópolis, realiza há 28 anos a Feira Multicultural e de Ciências, organizada por estudantes e professores.

No evento deste ano, que ocorreu em agosto, a expectativa foi ainda maior que nos períodos anteriores. Depois de 2 anos ocorrendo de maneira virtual em razão da pandemia, o evento voltou a ser realizado presencialmente e reuniu os estudantes e a comunidade escolar em torno de novas descobertas e experiências. A feira foi aberta para a comunidade e atraiu dezenas de pessoas que aprenderam, ouviram e prestigiaram o trabalho dos estudantes.

Durante o evento, foram apresentados mais de 100 trabalhos, que mostraram que a capacidade dos estudantes é impressionante e ilimitada quando incentivada da maneira correta. Para a realização dos trabalhos, o Colégio Antônio Peixoto oferece apoio completo, com orientação do corpo docente, espaço de criação e estrutura para que os alunos possam colocar a criatividade em prática e se aprofundar na prática científica e cultural.

A feira trouxe desde as tradicionais experiências de vulcões e maquetes de ciclo da água e Sistema Solar, até projetos que explicavam as leis da física, como uma projeção de como funciona um ciclone, além de trabalhos sobre a história do nazismo, detalhes e explicações sobre a 2ª guerra mundial, compostagem, os perigos da alimentação industrializada, além de uma diversidade de outros temas.

A Coordenadora da Feira, professora Melissa Nogueira, que ministra aulas de biologia, conta que a criatividade dos estudantes sempre surpreende. “Essas crianças e jovens passaram por um grave impacto social nos meses mais graves de pandemia, onde os estudos e a importante socialização precisaram da criatividade e empenho para ser mantida. Nossos alunos deram um verdadeiro show  nas apresentações, conversando com os visitantes, professores e demais alunos da escola, mostrando conhecimento sobre o tema escolhido, e que estavam preparados para defender seus projetos”, destaca. Os professores Fernando Carreirão, de geografia, Everson Vargas, de Física e Ana Clotilde da Cunha, de matemática, também fizeram parte da equipe de coordenação e apoio aos alunos e ao evento. Melissa chamou atenção para o fato de que durante as apresentações, conversas e explicações, nenhum estudante estava lendo sobre o conteúdo - o que destaca o domínio do assunto proposto durante o trabalho.

No mês de outubro, o Colégio Antônio Peixoto realiza sua tradicional gincana. Este ano com a temática da Copa do Mundo do Catar de 2022, com a finalidade de discutir e estimular o “jogo limpo, a justiça, honestidade, responsabilidade e a benevolência”, além de promover o aniversário de 51 anos do colégio, em grande estilo, e as comemorações do dia da criança e do professor. Também está prevista a Festa da Magia. Em novembro ainda acontece o NanaCAP, a noite do soninho na escola.

A diretora pedagógica, Claudia Rosa, destaca que escola é muito mais do que um lugar para aprender conteúdos, trata-se  também de um ambiente de socialização muito importante e com potencial para o desenvolvimento de habilidades. “É na escola que iniciamos as nossas relações sociais com pessoas que não fazem parte da família, portanto, é a maior oportunidade para nos construirmos como cidadãos”, explica.